sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Preconceito não vale!

por Leonardo Lima

Inaugurado no último dia 23, através de seminário de capacitação para gestores públicos, o Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania LGBT - Hanna Suzart destaca-se como um local que visa extinguir a homofobia. “Trata-se de uma política pública voltada para a população de gays, lésbicas, transsexuais, bissexuais e travestis. Cada nomenclatura desta tem uma dificuldade peculiar. Quando uma mulher lésbica vai a um ginecologista, por exemplo, não é levado em conta se ela tem relação sexual com outra mulher. Não há um aprofundamento dessa questão”, explica a coordenadora do espaço, Sílvia Furtado.
Segundo ela, outro exemplo é encontrado entre os travestis. “Eles tomam hormônio, usam salto alto e não existe um atendimento específico para essas pessoas, que têm um hábito diferente do chamado heterossexual”, diz. De acordo com Sílvia, tal problema não ocorre apenas no que diz respeito à saúde, mas também em todos os segmentos da sociedade. “Nas escolas, muitas vezes o professor não sabe lidar com um pré-adolescente que se comporta de maneira diferente dos demais. Este espaço surge, então, como um capacitador de profissionais para o atendimento da população LGBT”, afirma.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura, em parceria com o governo do estado, oferece palestras, seminários e oficinas às escolas, clínicas, universidades e demais instituições interessadas. Entre as atividades já programadas está o 2º Seminário de Capacitação de Gestores e Agentes, que acontecerá em novembro. Além disso, no local também é realizado atendimento jurídico, social e psicológico para a comunidade LGBT, familiares e amigos vítimas de violência. “Os profissionais que atuam aqui foram selecionados através de edital e passaram por um processo de treinamento com a Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos”, revela a coordenadora.
Implantado através do programa Rio sem Homofobia, o Hanna Suzart atende a todos os municípios da Região Centro-Norte fluminense: Nova Friburgo, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Carmo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Sumidouro, Duas Barras e Macuco.
O Centro Regional de Referência Hanna Suzart fica localizado na Avenida Alberto Braune, 223, Centro (antiga rodoviária Leopoldina), e funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-7907, através do e-mail friburgo.lgbt@hotmail.com, ou no site www.hannasuzart.blogspot.com.

Fonte: http://www.avozdaserra.com.br/noticias.php?noticia=11142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homofobia = rejeição + ódio + aversão + discriminação + violência contra LGBT

Organização:

Informações: (22) 9102-4760 / 9816-3938/ 9858 -0333/ 9204-3641 E-mail: moverse@yahoo.com.br


Realização:

Grupo Mover-se – Movimento da Diversidade Sexual na Serra


Apoio:
Prefeitura de Nova Friburgo
Centro Regional de Prevenação e Combate a Homofobia Hanna Suzart
Av. Alberto Braune 223, Centro - Nova Friburgo - RJ
(22) 2523 7907 friburgo.lgbt@hotmail.com
Governo do Estado do RJ
SEASDH
SUPERDIR
Grupo Arco-Iris